"Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las!"
Myspace Layouts

domingo, 29 de junho de 2008

LEIA in MEU SER ORIGINAL: "O nosso problema em Moçambique é de liderança"

Que eleição!?

Tudo indica que a partir de hoje Robert Mugabe inicia mais um mandato na Presidência do Zimbabwe. Mas a mando de quem? De que povo?
Ivone Soares

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Está tudo a postos para a realização das eleiçoes?

A 19 de Novembro do presente ano terão lugar as terceiras eleiçoes autárquicas, no entanto, foi necessário o Observatório Eleitoral organizar, semana finda, um encontro que contou com a participação de várias organizaçoes interessadas em assuntos eleitorais, para o Director Geral do STAE anunciar que está tudo a postos. Dos 13 milhoes de dólares previamente aprovados pelo Parlamento Moçambicano, adicionado o número de autarquias de 33 para 43 coube-lhe ao STAE solicitar um acréscimo de 2 milhoes de dólares americanos. Boaventura Zitha quer que os órgãos eleitorais tomem atitudes transparentes e que a alocação dos fundos públicos para o efeito seja independente.
E se o Observatório Eleitoral não tivesse organizado este evento, quando teriamos o pronunciamento do STAE sobre a quantas vão os preparativos para as eleiçoes?
Ivone Soares

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Bispos Católicos radiografam o cenário político moçambicano


"Preocupa-nos a coacção de cidadãos a pertencer ao Partido"
(Entenda-se Partido Frelimo). Disseram os Bispos na sua missiva.

Clique duas vezes para ampliá-la.
Ivone Soares



Extracto da carta retirada do Diário

O Secretário Geral da SADC diz que não há crise política no Zimbabwe

Estranhamente, apesar de Morgan Tsvangirai, líder do Partido opositor da ZANU-PF ter sido, ontem, detido duas vezes sem que acusação alguma lhe tenha sido imputada, para o Secretário Executivo da SADC, Tomás Salomão, não há crise política no Zimbabwe.
A segunda volta das eleições zimbabweanas estão marcadas para 27 deste mês, numa altura em que o Secretário Geral do MDC- Movimento para a Mudança Democrática, é acusado de traição pelo regime de Robert Mugabe. Thenday Biti corre o risco de ser sentenciado à pena de morte de acordo com o noticiário, desta noite, da RTP Internacional.

Ivone Soares

quarta-feira, 11 de junho de 2008

JOVENS PREOCUPADOS COM HIV/SIDA

Aterrou, na manhã de hoje, em Nampula, o líder do maior Partido da oposição moçambicana, Afonso Dhlakama. Jovens de todo o país deslocaram-se igualmente àquela província do norte de Moçambique para se beneficiarem de uma capacitação em matéria HIV/SIDA. Segundo Rui de Sousa, presidente da liga da juventude da RENAMO os jovens estarão debatendo a situação geral da pandemia, o facto de se registarem muitas mortes, não obstante tanta campanha feita. Rui de Sousa é categórico ao afirmar que a estratégia do Governo Central falhou e denuncia o défice existente entre a assistência médica e medicamentosa versus dieta alimentar.

Ivone Soares