"Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las!"
Myspace Layouts

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Txova xita duma

Txova Xita Duma é o nome com que Fernando Mazanga baptizou a sua rubrica no novo jornal denominado Escorpião. Leia o artigo número 1 do Porta-Voz do Partido RENAMO.

Tsvangirai, o ganhador, em Maputo
O Presidente do MDC, Morgan Tsvangirai, escalou a cidade que me viu nascer, Maputo, sob auspicios do presidente da Renamo Afonso Macacho Marceta Dhlakama, na manhã de 23 de Abril de 2008. Esta visita tem como pano de fundo as eleições Zimbabweanas que teimam em não ter resultados oficialmente divulgados. Tsivangirai teve encontros com o presidente Dhakama e o presidente Joaquim Chissano, esperando ter outro encontro com Armando Guebuza, por volta das 17.30(à hora do fecho deste artigo ainda não se tinha concretizado este encontro).
Ha crise politica no Zimbabwe, provocada pelas Eleições que foram ganhas pelo MDC (110 Assentos) e por Morgan Tsvangirai (52,8%), segundo Tsvangirai. mas que a Comissão Eleitoral do Zimbabwe e tutibiante para as divulgar. Corre-se para a recontagem de votos antes da divulgação dos resultados...
A situação e explosiva no Zimbabwe, que a qualquer momento pode trazer consequencias imprevisiveis para o Pais e para a região de um modo geral. Afonso Dhlakama, atento `a questão e porque quer paz na região, ha 15 dias que dialoga, via telefone, com o Presidente Tsivangirai como forma de procurar ajudar os Zimbabweanos a manterem a paz, mas tambem a respeitarem a Democracia. Estes telefonemas foram alargados por iniciativa do Presidente Dhlakama, ao ex-PR, joaquim Chissano e ao PR, Armando Guebuza , no sentido de sensibiliza-los na questão do Zimbabwe.
Em resposta aos apelos do Presidente da RENAMO, esta a visita que o Presidente do MDC esta a efectuar a Moçambique e os contactos que esta a ter com as duas individualidades que podem, querendo, influenciar Mugabe a reconhecer o veredicto popular nas eleições recentemente havidas no Zimbabwe.
Seja quais forem os resultados destes encontros tera valido apena a tentativa que o filho do Regulo Mangunde fez, demonstrou ao mundo que ele quer paz para o seu povo e para a Região, porque a degradação do estado de coisas no Zimbabwe tera implicações na Região e muito em particular para Moçambique. Estamos na varanda do Zimbabwe, pelo que nos sujeitamos às coisas boas e mas que ali ocorram. A sabedoria popular preconiza que não se escolhem vizinhos, mas pode se aconselhar o vizinho a tomar uma atitude de urbanidade e de convivencia social harmoniosa.
Encorajo e congratulo o Presidente da RENAMO por este feito, oxala consiga entrar em contacto com Mugabe, como disse ser sua intenção. Quem ler estas linhas e conhecer o numero de telefone do Presidente do Zimbabwe, por favor o envie por vias seguras ao presidente da RENAMO que há 15 dais tenta sem sucesso.

9 comentários:

JOSÉ disse...

Que novo jornal é esse, electrónico ou normal?
Votos do maior sucesso!

Ivone Soares disse...

Olá José! Espero que esteja bem. Não é electrónico não, é 1tabloide segundo apurei. Bjhs

david santos disse...

Olá, Ivone!
Passei por aqui para ficar mais informado sobre o que se passa em Moçambique e também, para te ver.
Já és uma referência para as minhas novidades, não só em Moçambique, como em todo o Continente africano.
Obrigada pelo que nos vais informando.
Parabéns.

Abraços.

Ivone Soares disse...

Obrigada ilustre David Santos. Votos de boa semana.

umBhalane disse...

Cara Ivone

Apenas 2 coisas:

1 - A data deve ser 23 de Abril de 2008;

2 - Não levem a mal, mas "Quem ler estas linhas e conhecer o numero de telefone do Presidente do Zimbabwe, por favor o envie por vias seguras ao presidente da RENAMO que há 15 dais tenta sem sucesso", é hilariante.

Cumprimentos.

Ivone Soares disse...

28 de Abril é a data em que eu postei aqui este artigo do meu colega. Obrigada em todo caso. Abraço.

umBhalane disse...

Cara Ivone

Não se zangue comigo.

Assim, fico constrangido...

Não me refiro à data da postagem.

Mas à data referida no texto:
"O Presidente do MDC, Morgan Tsvangirai, escalou a cidade que me viu nascer, Maputo, sob auspicios do presidente da Renamo Afonso Macacho Marceta Dhlakama, na manha de 23 de Abril de 2004."

Não será 23 de Abril de 2008?

Ivone Soares disse...

Oh! Perdoe-me, não havia reparado nisso. A falha deve ter sido mesmo minha. Vou já rectificar. Obrigada.

Ivone Soares disse...

Caro Umbhalane!
Apercebi-me que ainda não tinha efectuado a alteração da data. Agora sim...
Um abraço