--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
AFONSO DHLAKAMA (primeira foto) e ROGÉRIO VICENTE (segunda foto) disputam a presidência da RENAMO na sessão do V Congresso do Partido.
O apelidado Congresso da Esperança está a decorrer no Cinema Moçambique, na Cidade de Nampula e neste momento os congressistas estão a exercer o seu direito de voto.
Após uma campanha eleitoral renhida, ambos candidatos votaram, mas antes teceram largos elogios aos seus feitos como membros da RENAMO.
Rogério Vicente de 41 anos de idade, actual chefe da Mobilização em Inhambane, reconhece a força e liderança carismática de Dhlakama, mas considera ser altura de apostar-se num candidato como ele, jovem.
Dhlakama, tido como o preferido, dada a liderança forte que exerce desde que tomou as rédeas da RENAMO dirigindo-se aos Congressistas disse: « vocês não recuam, preferem morrer lutando, são generais civis e venham donde vierem ninguém irá vencer-nos. No passado apanharam uma lição: vieram alemães do leste, russos, cubanos, e foram derrotados com seus helicópteros, aviões de guerra, foram derrotados por apenas espingardas AK47. Hoje, continuamos a ser submetidos a guerra sem quartéis. Não se sintam assim como se não tivessemos ideologias e princípios, temos tudo isso, não apenas criamos liberdade religiosa em Moçambique, não apenas acabamos com a lei da pena de morte, campos de reeducação, sistema económico estatal, somos mais do que isso, queremos e demos de tudo para que se governe com democracia. A RENAMO é forte, do povo, é o povo e é democrática...»
Ivone Soares